Taças de Vinho- Saiba a diferença entre cada taça 

Por mais que alguns achem bobagem, é importante sim usar a taça correta para cada tipo de vinho. 

E não é uma questão de requinte (ou frescura), e sim de um melhor aproveitamento do vinho. Cada taça tem uma função, para nos ajudar a usufruir de forma plena o vinho  (aroma, sabor,etc). 

Interessante:

Um fato já sabido pelos apreciadores do vinho é que os sabores específicos (doce, salgado, amargo, etc.) são sentidos por papilas gustativas de diferentes localizações no mapa da nossa língua. Assim, especialistas são unanimes em dizer que degustar a bebida num recipiente que direcione cada uma de suas características principais, como acidez, doçura e sabores, ao lugar exato na boca onde ela será mais bem apreciada é de essencial importância. De fato, alguém com paladar um tanto mais aguçado perceberá diferenças grandes em um mesmo vinho se bebido em taças diferentes.

 Outros fatores são importantes para potencializar as qualidades da bebida na sua apreciação. A tonalidade do vinho será mais bem percebida numa taça cuja transparência é notável, por isso a qualidade do vidro faz diferença. Para não alterar a temperatura ideal de serviço do vinho, é necessário que a taça tenha hastes longas, para que se possa segurá-la sem que haja o contato com o recipiente onde fica a bebida. Os aromas serão realçados em taças com bojo mais aberto; no caso dos espumantes, o formato longo favorece a visualização de suas bolhas e à apreciação dos seus aromas. 

Aqui vamos citar com mais detalhes as 4 taças mais encontradas nas casas, atualmente. 

Espumante

Taça Flute – champagne e espumantes – taça de cabo alto, bojo comprido e estreito para preservar as “borbulhas” (gás carbônico) existentes nessas bebida o máximo de tempo possível.

Vinho Branco


Taça Vinho Branco – menores em relação a taça de vinho tinto para que a temperatura baixa do vinho branco dure por mais tempo, sendo menor a taça, a troca de calor também é menor.

Vinho Tinto 


Taça Vinho Tinto – para liberar todo aroma e o sabor intenso que o vinho tinto apresenta, ele precisa de espaço para respirar, por isso a taça tem um corpo grande. O formato é ideal para que o vinho dance pelo copo, por isso deve ser servido apenas 1/3 da taça.

Vinho do Porto

Taça Vinho do Porto – possui um corpo menor e mais alongado que a taça de vinho branco, a taça valoriza ainda mais a elegância vinho do porto, podendo apreciar sua cor e seus aromas de sabores.

Talvez nas imagens individuais você não perceba plenamente as diferenças entre as taças. Por isso essa imagem abaixo será de grande ajuda. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s