MOLHO ALFREDO

Não sei se vocês sabem mas tenho outra paixão, além da culinária, história! Quando junta as duas coisas então, aí fica perfeito. 

 Hoje vamos conhecer um pouco mais da linda história do:  Molho do Alfredo!

  

Em 1910, Alfredo di Lelio inaugurou um pequeno Bistrô em Roma: O “L’Originale Alfredo di Roma Ristorante“! A pequena casa logo agradou os fregueses habituais, pela qualidade de sua comida! Porém, um fato iria marcar para sempre a história do pequeno restaurante e colocá-lo dentro da história da Gastronomia mundial. Quando Inês, esposa de Di Lelio, deu a luz ao seu primogênito, este preocupado com a falta de apetite da esposa, cozinhou Fettuccine e serviu apenas com Manteiga e Parmeggianno ralado. Pronto, estava criado um dos molhos mais famosos para macarrão de todos os tempos. Logo incorporado ao cardápio do Bistrô, o prato começou a ganhar fama. O auge ocorreu quando Mary Pickford e Douglas Fairbanks, estrelas do Cinema mudo, em Lua de Mel em Roma, encantados com o prato, presentearam a casa com um garfo e uma colher de ouro. Até hoje é privilégio de quem janta no Alfredo, em Roma, o mais idoso na mesa utilizar os talheres em ouro. 

Levada para o mundo inteiro, a receita passou por poucas alterações. Aqui no Brasil, na falta de uma Manteiga de melhor qualidade, foi incluído o Creme de Leite fresco (Nata), que é a receita que passarei hoje.

Ingredientes:

  • 200g de Creme de Leite fresco 
  • 1/2 xícara (chá) de queijo Parmegianno ralado (aproximadamente 55 g)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga picada (48 g)
  • Sal e grãos de pimenta do reino amassados a gosto

 
Modo de preparo:
Coloque o Creme de Leite em uma tigela refratária ou de inox

Leve ao fogo, em banho-maria (em uma panela com 1 litro de água)

Deixe por 3 minutos, mexendo de vez em quando, ou até amornar

Abaixe o fogo

Acrescente, aos poucos, e sem parar de bater com um batedor manual o Queijo

Coloque a Manteiga (pouco a pouco), batendo sem parar

Coloque o sal a gosto e junte a pimenta-do-reino e retire do fogo 
(Fonte: Veja) 

Deixe um comentário